Introdução a Web
O objetivo deste capítulo é apresentar uma breve introdução sobre o surgimento da internet e da Web e descrever suas características.
Objetivos de aprendizagem
  • Conhecer as origens da Internet e da Web
  • Compreender as características e diferenças entre Internet e Web

Surgimento da Internet

A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria na década de 1960. Inicialmente foi chamada de ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency (fonte).

Surgimento da Web

World Wide Web, conhecida popularmente como Web foi criada pelo inglês Tim Berners-Lee no CERN. Inicialmente, era um sistema de gerenciamento de informações, em que o texto poderia conter links e referências a outros textos (fonte).
Tim criou um servidor para publicar esse estilo de documento (chamado hipertexto), bem como um programa para lê-los, que ele havia chamado WorldWideWeb, lançado pela primeira vez em 1991 (fonte).
A primeira página publicada na Web está disponível no link http://info.cern.ch

Internet e Web no Brasil

No Brasil, os primeiros embriões de rede surgiram em 1988 e ligavam universidades do Brasil a instituições nos Estados Unidos. Somente em maio de 1995 a internet tornou-se de acesso público.
Já a Web chegou ao Brasil em 1995 com a popularização da Internet.

Internet x Web

Diversas vezes usamos os termos Internet e Web como sinônimos, tecnicamente Internet e Web são a mesma coisa? Não!
Para compreender o que é a Internet precisamos entender o conceito de rede de computadores, que pode ser definida como a interconexão entre dois os mais computadores que permite a transferência de dados entre si através de cabos ou sem fios (https://mzl.la/2Wr7GQi).
E assim, podemos descrever a Internet como uma rede de computadores em escala global, ou seja, a interconexão várias redes ao redor do mundo, formando uma grande rede mundial de computadores. Por exemplo, é a Internet (rede) que possibilita a um computador aqui no Brasil enviar dados para outro computador nos Estados Unidos, Japão, etc.
Já a Web é um sistema de documentos em hipermídia (textos, imagens, vídeos, sons, etc.), conhecido como páginas Web, que são interligados e executados por meio da Internet. A principal característica da Web é justamente a interligação entre as páginas através de links, que possibilita uma navegação ampla e fluída.

Conclusão

Diante disso, chegamos a conclusão que para acessarmos uma página Web precisamos de conexão via Internet para conectar nosso dispositivo (computador, smartphone, etc) com o outro que armazena o conteúdo da página Web (nas próximas aulas vamos entender como funciona o acesso a páginas Web). E a Internet pode ser utilizada para outros fins além da Web, tais como transferência de arquivos via outros protocolos que não seja Web, além de outros serviços.
Por fim, podemos descrever a Internet como uma infraestrutura formada por uma rede de computador global, enquanto a Web é um serviço construído para funcionar sob essa infraestrutura.

Materiais complementares

Podcast B-a-bá do Dev #1 - Surgimento da Internet e Web
Outros links: